Tudo o que você precisa saber sobre o SISU!

dúvidas Sisu

Olhou as suas notas do Enem e não faz ideia do que fazer com elas?

Seus problemas acabaram! 😛 Separamos tudo o que você precisa saber para garantir a sua vaga via SISU, respondendo as principais dúvidas da galera. Vem ver! 😉

 

O Sisu é o maior sistema de vagas de universidades públicas do país.  Através das notas do Enem, você pode se inscrever no programa e concorrer a vagas de graduação gratuitas! Mas se liga: as inscrições começam no dia 24/01 e vão até 27/01!

aguardando o sisu

Como se inscrever?

Para você participar do processo seletivo do Sisu basta ter feito o Enem 2016 e se inscrever aqui. Ao selecionar seu número de inscrição do Enem e senha na página, o sistema acha a sua nota automaticamente. Lá, você deve decidir entre universidades e cursos e se vai concorrer a partir do sistema de cotas (destinadas a afrodescendentes e indígenas) ou das vagas de ampla concorrência. O próprio SISU postou um tutorial de como se inscrever, dá uma olhadinha aquiMas não se esquece: só pode concorrer ao Sisu quem realizou as provas do Enem 2016, ok?

O que é a nota de corte?

A nota de corte é uma forma de selecionar os participantes inscritos para cada tipo de curso. A cada dia, a nota de corte é atualizada conforme as inscrições do dia anterior. Por exemplo: para um curso “X”, diante dos candidatos já inscritos, a nota de corte é, supomos, 630. Ou seja, serão chamados para a primeira chamada apenas aqueles candidatos com nota superior a 630. Isso a cada dia pode se modificar, então não se preocupe: o melhor é aguardar o resultado mesmo!

Minha nota é diferente para diferentes cursos. Por quê?

Algumas instituições podem adotar pesos diferentes para cada prova do Enem. Por exemplo, em um curso “X” a prova de Ciências da Natureza pode valer mais, enquanto no curso “Y” a que vale mais é a de Ciências Humanas. Por esse motivo sua nota será diferente em cada um dos cursos!

E a lista de espera?

Se você não encontrou seu nome na primeira chamada, não se desespere! O próximo passo é respirar e não esquecer de SE INSCREVER NA LISTA DE ESPERA! Isso mesmo, não basta esperar pela segunda chamada. Você deve obrigatoriamente se inscrever no site depois do resultado da primeira chamada.

As inscrições da lista de espera serão de 30/01 a 10/02. Mas não se esqueça: a partir da segunda chamada do SISU quem publica o resultado é a Universidade!

Já se inscreveu? Então agora é só aguardar o resultado da primeira chamada, que sai dia 30/01! Fique de olho aqui no blog e nas nossas redes sociais pra não perder nenhuma novidade, tá?! 😉

E, caso não dê certo ainda desta vez, continuamos aqui para te apoiar em mais um ano inteiro de estudo.

Inclusive, aproveite que são os últimos dias da promoção do Plano Anual com 72% de desconto por apenas R$ 143,28. Clique aqui e garanta o seu pacote promocional antes que acabe!

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required