Top 5: Machado de Assis

Tema recorrente nas provas do ENEM – inclusive marcou presença na prova de 2017 – e dos mais diversos vestibulares, o escritor Machado de Assis é considerado por muitos o principal nome da literatura brasileira.

A partir disso, elaboramos um TOP 5 das principais obras dele, para você que nunca teve contato ter por onde começar e para você que já leu se divertir novamente com a genialidade de Machado de Assis.

 

 

#Dom Casmurro

O maior clássico, o que causa discussões até hoje. Leitura mais do que obrigatória, o livro é a obra-prima do autor e foi tema de diversos estudos.  É conhecido por todo mundo, afinal de contas quem nunca ouviu a frase “Capitu traiu Bentinho?” e ficou se perguntando quem eram esses dois? Vale a pena ler o livro e descobrir se a traição realmente aconteceu ou se tudo não passou da imaginação ciumenta do protagonista.

Bentinho e Capitu na minissérie “Capitu”

 

#Memórias Póstumas de Brás Cubas

Outro livro muito conhecido, conta a história de Brás Cubas, um narrador que já está morto quando a história começa, e que resolve escrever uma autobiografia – o que explica o nome do livro. A primeira frase do livro já é emblemática por si só “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”. E nesse livro temos a aparição de um personagem muito importante do próximo item da nossa lista.

 

#Quincas Borba

Depois de morrer em Memória Póstumas de Brás Cubas, o filósofo Quincas Borba deixa todo seu dinheiro para seu discípulo, Rubião, um jovem bastante ingênuo. Ao longo do livro, o personagem vai sendo enganado e perdendo o dinheiro ao poucos, enquanto enlouquece de ciúmes por uma mulher casada. Literalmente enlouquece, já que ele começa a achar que é Napoleão.

Com uma linguagem muito irônica e que critica as ideias vigentes, essa obra ainda é uma das mais lidas do autor.

 

#A Mão e a Luva

Nesta obra, Machado conta a história de Guiomar, moça de origem humilde que é adotada pela sua madrinha, que conta com bem mais recursos do que a garota. E ela precisa decidir entre três pretendentes, processo que não é nada fácil. A partir daí, surge uma ideia de razão vs. emoção, além das sempre presente críticas a alta sociedade carioca. É uma das histórias mais românticas do autor.

 

#O Alienista

Machado de Assis não escreveu só livros, também escreveu contos, então vamos falar sobre um conto dele. Essa história, que tem tons de novela e de conto ao mesmo tempo, é sobre Simão Bacamarte, um médico que começa a estudar a psiquiatria e abre um manicômio, a Casa Verde, para tratar de todos os loucos da cidade. Em um primeiro momento, os pacientes realmente apresentavam distúrbios mentais, mas,com o passar do tempo, todos que apresentavam características que perturbassem Bacamarte eram hospitalizados. Trazendo boas discussões sobre o que realmente é loucura e nos fazendo pensar nas nossas atitudes, O alienista é uma excelente leitura.

 

Então é isso, pessoal! Leiam esses e quantos livros do Machado de Assis for possível, porque além de serem livros ótimos, eles são presença garantida nas provas de literatura e também de português, já que um trecho pode ser usado numa questão de interpretação. E o MEC disponibiliza todas as obras do escritor no no site Machado de Assis.

 

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required