Rússia: 5 curiosidades históricas sobre o país anfitrião da Copa do Mundo 2018

Como todos devem saber, a partir desse mês de junho se iniciará o principal evento esportivo do mundo, a Copa do Mundo de Futebol, que acontece de quatro em quatro anos, e cada edição ocorre em um país diferente. Nesse ano o país anfitrião da Copa será a Rússia. Vamos conhecer um pouco sobre a história do país que é considerado historicamente um dos mais importantes do planeta?

 

1. O primeiro estado consolidado no território foi a Rússia de Quieve, no século IX, de domínio eslavo (povos indo-europeus localizados na Europa central e oriental). Aproximadamente no ano de 988, após diversos estágios de adaptação, a região adotou oficialmente o cristianismo como religião. A Rússia de Quieve era dirigida por nobres guerreiros e seus descendentes. Após ao Quieve, o Estado sucessor foi o da Moscóvia, que teve grande importância no processo de unificar o território e deixá-lo mais parecido com o que conhecemos atualmente; durante o século XVIII a Rússia teve um grande crescimento territorial devido à anexação e exploração de outras áreas.

 

2. Falando em território, você sabia que a Rússia é o país com maior área de todo o planeta? O país possui em torno de 17.075.400 quilômetros quadrados. E a economia não fica para trás, já que o país tem a segunda maior economia do mundo pelo PIB e a sexta maior do mundo através da medida pelo poder de compra. A tecnologia do país é muito avançada, a Rússia é um dos cinco Estados reconhecidos com armas nucleares do mundo, além de possuir um vasto arsenal de armas de destruição em massa.

Russos de Quieve

 

 

3. A Rússia também já foi uma monarquia, durante muitos anos seu Estado Imperial era basicamente feudal, devido aos grandes territórios rurais, e contava com um rei no poder, chamado pelos russos de Czar. O período de Czarado também foi importante no sentido de ampliação do território, mas foi marcado por forte autoritarismo e desigualdades sociais. Porém, essa ordem começou a ser questionada em 1905, quando o último imperador, Nicolau II (1894-1917), não conseguiu evitar o crescimento de movimentos socialistas do povo russo.

Coroação do primeiro Czar Romanov

 

 

4. O país foi palco de uma das mais importantes revoluções socialistas do mundo, a chamada Revolução Russa, também conhecida como Revolução de Outubro ou Revolução Bolchevique. A partir do ano de 1905 o poder consolidado pelos Czares começou a ser questionado pelos movimentos socialistas que estavam cada vez ganhando mais força. Devemos lembrar que, durante essa época, o povo russo passava por muitas dificuldades e as pessoas pobres, principalmente camponeses, morriam de fome e de frio (lembrem-se que o inverno russo é um dos mais frios do mundo!). Foi no ano de 1917, logo após a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial, que a revolução se dá de fato, tornando a Rússia o primeiro país com um Estado democrático e socialista de todo o mundo.

Vladimir Lenin e Leon Trotsky celebram o segundo aniversário da revolução bolchevique, Moscou (1919)

 

 

5. Como a maioria de vocês deve lembrar, a Rússia teve sua grande participação também em um dos conflitos mais importantes da história mundial contemporânea, a Guerra Fria. Desde o ano de 1922 a Rússia se torna a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e, contra os Estados Unidos (capitalista), disputa simbolicamente o poder sobre o planeta. Só que no ano de 1991, a partir da Queda do Muro de Berlim, temos o final da URSS e, por consequência, o fim também da Guerra Fria.

 

Gostaram dessas curiosidades? Então pesquisem um pouco mais porque é certo que o país que sediará a Copa do Mundo de 2018 tem muitas outras histórias interessantes para serem compartilhadas quando formos assistir os jogos dos nossos times preferidos!

Quer saber mais? Então não deixe de assistir  esse vídeo!

 

Comments

  • a thought by Iwry

    Eu adoraria que vocês fizessem um vídeo no youtube falando mais das atais ações da Rússia e dos EUA, como seus conflitos nas Coréias e segundo minha professora de geografia, até na Síria. Gostaria de palavras de vocês a respeito desses fatos!

    Responder

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required