O que os filmes indicados ao Oscar 2020 tem a acrescentar nos teus estudos

Você sabia que o cinema é um ótimo recurso didático e que pode servir como estratégia de estudos?

Estamos a todo momento aprendendo, seja lendo, ouvindo música ou até mesmo vendo um filme. Enquanto assistimos filmes estamos consumindo conteúdo e aquelas informações ficam armazenadas em nosso cérebro. Às vezes nunca mais as acessamos, outras vezes acessamos na roda de amigos quando contextualizamos uma situação comparando-a a cena de algum filme que vimos, por exemplo.

E se a partir de agora, você, vestibulando, adotasse essa estratégia e passasse a assistir filmes e documentários ricos em conteúdos que podem te ajudar tanto nas provas quanto em argumentações para redação?

jawun evans mind blown GIF by LA Clippers

No dia 13 de janeiro a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou a lista dos indicados ao Oscar 2020. Além de excelentes filmes para assistir no final de semana algumas das indicações podem fazer parte do seu repertório de estudos. Algumas delas adentram em conflitos atuais enquanto outras apresentam ricos detalhes de momentos passados da história. Mas como saber quais filmes assistir para os estudos? Relaxa, o Aulalivre separou algumas das indicações das 24 categorias que podem ajudar nos teus estudos.

anne hathaway oscar GIF

 

1917

Resultado de imagem para George MacKay em cena de '1917' Foto: Divulgação

As guerras são constantemente retratadas pela indústria audiovisual. Os conflitos já apareceram nas telas dos cinemas de todas as formas possíveis. É exatamente isso que torna o filme de Sam Mendes tão impressionante. Com 10 indicações ao Oscar 2020, entre melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro original, 1917 foi capaz de trazer a autenticidade e toda a emoção de um conflito tão cruel quanto a Primeira Guerra Mundial. Por meio de dois soldados, Blake (Dean-Charles Chapman) e Schofield (George MacKay), o diretor faz a plateia percorrer na lama das trincheiras junto às personagens e mostra que não há heróis nas trincheiras, nem na Terra de Ninguém. Ao contrário, há um alto custo humanitário.

 

The Cave

Resultado de imagem para the cave oscarFoto: Divulgação

Sem fugir da atmosfera de guerra, The Cave tem uma modesta indicação concorrendo somente a melhor documentário. Mas isso não diminui a importância documental, tão pouco o potencial didático do indicado ao Oscar 2020. The Cave é um documentário sobre uma região da Síria, Leste de Ghouta, que é constantemente bombardeada por aviões russos. The Cave é o apelido de um hospital improvisado em uma rede de túneis no subterrâneo da cidade. Além do hospital para onde são levadas as vítimas dos bombardeios, cerca de 400 mil habitantes encontraram refúgio nessa complexa rede de túneis e lá se abrigam dos incessantes ataques.

 

 

 

 

Democracia em vertigem

Resultado de imagem para Democracia em vertigemFoto: Divulgação

Também com uma única indicação, a de melhor documentário, o filme brasileiro deu o que falar desde seu lançamento em 2019. E não foi diferente quando foi anunciado como um dos indicados ao Oscar. Dirigido por Petra Costa, o filme acompanha e narra eventos que transformaram o panorama político brasileiro desde o primeiro mandato do ex presidente Lula, até o Impeachment da ex presidenta Dilma Rousseff. Analisando a ascensão e queda do governo do PT e a crise político-econômica no Brasil.

 

 

American Factory

Resultado de imagem para American FactoryFoto: Divulgação

O documentário é a primeira produção da empresa criada ano passado pelo ex presidente americano, Barack Obama e a ex primeira dama, Michelle Obama, a Higher Ground. Nada mal Obama, uma produção e uma indicação. Concorrendo também a melhor documentário, o longa mostra o que poderá acontecer quando a globalização atingir os locais de trabalho, causando um choque entre culturas. A produção conta a história dos trabalhadores norte-americanos da antiga fábrica da General Motors em Moraine, Ohio, que depois de encerrar suas operações foi comprada por uma empresa chinesa que produz vidro para automóveis, a Fuyao Glass America. O desenrolar da história mostra os conflitos entre gerentes e técnicos chineses e operários americanos na empresa.

 

 

 

Coringa

Resultado de imagem para coringaFoto: Divulgação

Provavelmente, pelo alvoroço que esse filme causou, você já deve tê-lo visto. Com nada menos que 11 indicações ao Oscar, a história do Coringa todos já conhecemos. Mas nesse último filme, o diretor Todd Philliphs, retrata o conhecido vilão da DC como uma consequência da sociedade. O coitado trabalha como palhaço de aluguel e sonha em ser comediante. Mas por causa de uma rara condição psicológica que o faz rir em momentos inapropriados ele é isolado socialmente e menosprezado, transformando-se em um perigoso anarquista insano.E vira símbolo de como o ser humano pode ser corrompido pela sociedade.

 

 

 

Honeyland

Resultado de imagem para honeylandFoto: Divulgação

A queda da população de abelhas tem sido pauta para muito debate nos últimos tempos. O animal é responsável por 80% dos cultivos do nosso planeta, sem ele, alguns estudiosos dizem que a raça humana teria apenas mais 4 anos de vida. O indicado ao Oscar 2020, Honeyland conta a história da última caçadora de abelhas da Europa e da importância de seguir os métodos corretos da prática de apicultura para não ocasionar o desequilíbrio do ecossistema desse pequenos animais. Porém, com a chegada de novos apicultores na região que não seguem pilares elementares para a sobrevivência da espécie o ecossistema deles é ameaçado e Hatidze precisa se esforçar para convencê-los a mudarem suas técnicas.

 

 

demi lovato eating GIF

E ai? Já escolheu um e preparou a pipoca? Essas são apenas algumas das indicações que podem acrescentar nos seus estudos, além de render um bom final de semana com os amigos ou família. Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a perceber que estudar não restringe-se a livros e que também há aprendizado no lazer. Esperamos que goste das indicações de filmes e se quiser mais dicas como essa fica ligado no blog do Aulalivre e acompanha nosso canal no YouTube, além é claro de se cadastrar na plataforma. Bons estudos e bom filme.

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required