Onde encontrar motivação para estudar?

Sabia que a motivação é uma das partes mais importantes na sua jornada até a aprovação no vestibular?

Não?!

Então, para que você perceba a importância da motivação, vou te contar uma história:

Aron Ralston, um alpinista de vinte e sete anos, estava fazendo uma caminhada sozinho em um estreito e remoto desfiladeiro nos Estados Unidos, quando desalojou uma rocha de quase meia tonelada que esmagou a sua mão direita e o pulso contra a parede da montanha. Então Aron descobriu que estava completamente preso, e lembrou que não havia avisado ninguém para onde estava indo. A partir daí começaram os seis dias mais infernais de sua vida com pouquíssima água e comida e equipado com um simples canivete. Durante 5 dias o alpinista tentou se libertar, comeu toda a sua comida, bebeu toda a sua água (e sua própria urina) chegando a filmar uma espécie de epitáfio, onde se despedia de seus entes queridos. Em um momento de inconsciência Ralston foi tomado por um sonho em que ficava junto a seu filho de novo. Empoderado pela sua visão, quebrou o próprio braço e o serrou com o canivete, se libertando e se tornando um sobrevivente!

Agora, o que as 127 horas de dificuldade de Ralston e a corrida do vestibular têm em comum?

UOW

Motivação.

 

Motivação é algo que nos impulsiona e faz com que as pessoas ajam para atingir suas metas e objetivos. Para começo de conversa, se escolhe um objetivo, e com esta escolha nos tornamos mais donos do nosso próprio caminho e capazes de lidar com as dificuldades e facilidades que podem aparecer. O sucesso no ENEM ou vestibular pode ser esta meta, ou apenas um passo para um objetivo ainda maior no futuro, como a construção de uma carreira (para o alívio geral, sem a necessidade de cortar braços).

Parece muitas vezes que esses objetivos são grandiosos demais, mas, por mais distantes que estejam, precisam de pequenas etapas para que se tornem reais. A motivação nos leva passo a passo para a meta, e cada passo desse caminho alimenta um pouquinho mais a motivação. Ou seja, transforme essa jornada em um conjunto de pequenos passos, mapeando o caminho para a vitória!

vitória

Fazer essa escalada certamente trará imprevistos diversos, e é por isso que é importante estar ciente de sua escolha para manter a motivação em alta, sabendo colocar em perspectiva o seu objetivo maior para facilitar certos sacrifícios que podem ser feitos, como diminuir o número de festas, abdicar de algumas horas no Instagram, Twitter e Facebook entre outros prazeres imediatos.

Quando o sucesso parecer impossível devido ao tamanho da jornada é bom inverter esse olhar e perceber o quão valioso é o conjunto de pequenos passos que você já deu, está dando e ainda vai dar, afinal, valorizar o próprio esforço é importante para a motivação.

Estudar por um longo tempo é uma atividade mais extensa do que 127 horas e menos dolorida do que cortar um braço, mas envolve tanto suor quanto fazer alpinismo em um desfiladeiro americano. Para o sucesso nas duas, motivação é o primeiro passo.

bom trabalho

Para estudar com o Aulalivre e ter ainda mais motivação, aproveite a promoção com 66% de desconto no plano anual! Você estuda até o ano que vem por apenas 12X R$14,98. Clique aqui e saiba como 😉

Bons estudos! 🙂

18034873_1731601690472014_199935585_n

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required