Governo anuncia reforma do Ensino Médio e Enem

reforma no ensino médio

MAS CALMA! É só para 2018. Você pode ficar tranquilo que o Enem 2016 continua o mesmo.

Na última quinta-feira, 22/09, foi anunciada a medida provisória (MP) que estabelece uma reestruturação do Ensino Médio no Brasil, a partir dos próximos anos. A mudança estabelece uma maior flexibilização da carga horária de conteúdos, atualmente já cumpridas nas escolas (2.400 horas de aula ao longo dos 3 anos de ensino Médio, sendo 13 disciplinas obrigatórias).

 

Os conteúdos que irão, especificamente, entrar ou sair da grade de ensino, estão por ser definidos, provavelmente até o começo de 2017, dentro da Base Nacional Comum Curricular. Além disso, a medida reforça a antecipação do ensino técnico, como uma das competências a serem trabalhadas ainda pelos jovens no Ensino Médio.

 

De acordo com o governo, a nova medida tem por objetivo despertar um maior interesse individual de cada aluno. Como os alunos poderão escolher metade das matérias que irão estudar, dentro de uma grade pré-definida de conteúdos, a medida valorizará a singularidade e capacidades distintas dos estudantes.

 

Dentre as competências que os alunos poderão optar para complementar as disciplinas obrigatórias estão os conteúdos de linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e formação técnica profissionalizante.

 

E como isso impacta a minha prova do Enem nos dias 5 e 6 de novembro desse ano?

 

A MP não acarretará nenhuma mudança para o Enem 2016. Já as instituições de ensino, precisarão de tempo para se adaptar às novas diretrizes. A estimativa é que só em 2018 poderemos ver uma mudança geral no Brasil.

Até lá, vamos acompanhando de perto o que está por vir.

 

E já que o Enem está aí, que tal revisar os principais conteúdos para as provas?

Acesse Aulalivre.net e aproveite nosso plano bimestral para detonar no Enem! #partiuaprovacao #enem

 

Fonte: Diário Oficial da União

 

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required