Como espantar os fantasmas do Enem

Não deixe seus fantasmas ameaçarem você só porque o Enem está pertinho. Aproveite o Halloween para espantar todos os seus demônios até o dia da prova!

Apesar de não ser uma data muito comemorada no Brasil, você conhece a origem das festividades de Halloween?

 

esqueleto fantasmas do enem
A existência de inúmeras festividades que valorizam os opostos que regem o mundo não é novidade pra ninguém. O Halloween, em questão, é comemorado um dia antes da “festa de todos os santos” – dia 1º de novembro- e, por este motivo, tem o seu nome inspirado na expressão “All hallow’s eve”, que significa “véspera de todos os santos”.

fantasmas do enem

O dia 1°, para quem não sabe, tem um valor sagrado e positivo. Os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento por demônios e fantasmas. Assim, a presença de figuras fantasmagóricas e assustadoras tem o objetivo de afastar os maus espíritos que poderiam ameaçá-los.

fantasmas em casa

Por ter essa relação intrínseca ao mundo dos espíritos, o Halloween foi logo associado à figura das bruxas e feiticeiras. Na Idade Média, essa relação se tornou recorrente à medida em que a Inquisição perseguiu e acusou várias pessoas de exercerem bruxaria.

bruxas e fantasmas

E quem trouxe essa comemoração um tanto peculiar às Américas foram os irlandeses. Eles transformaram a lanterna de Jack (personagem que não foi aceito nem por Deus e nem pelo Diabo) em uma abóbora iluminada com feições humanas. E para evitar ser reconhecido pelos espíritos que vagam nesse dia surgiram as máscaras e fantasias! Atualmente, as fantasias são mais utilizadas por crianças que batem às portas solicitando “doces ou travessuras”.

abóbora e fantasmas

E agora que você já sabe um pouquinho mais sobre essa data comemorativa, que tal descobrir como deixar os fantasmas do Enem para lá e aproveitar essa última semana pré-provas? Confira:

 

1- Aproveite as revisões Enem 2016 que, por sinal, começam hoje! São apenas 3 horinhas por dia num tom muito leve e bem-humorado. 😉

2- Programe-se com o cronograma completo.

3- Fique relaxado e tranquilo nesses dias. Nada de pressão!

4- Saia com os amigos para espairecer. Fale de coisas que não sejam relacionadas ao Enem e dê boas risadas.

5 – Durma pelo menos 8 horas por dia. Esse é o tempo ideal, segundo especialistas.

6- Deixe os doces do Halloween para depois! 😛 Neste período, dê preferência a proteínas, frutas e verduras, evitando a ingestão de alimentos gordurosos ou doces.

 

Leia mais:  Como conciliar uma boa alimentação a uma intensa rotina de estudos?

 

Seguindo essas dicas,  fantasma nenhum poderá te apavorar no Enem! ;P

fantasma do enem - halloween

#PartiuAprovação

 

Fonte: brasilescola.uol.com.br

ASSINATURA THIANY

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required