Como a voz interna pode te ajudar nos estudos

Beautiful student teenager girl depressed sitting on the floor outdoor

Sabia que dentro de você existe uma voz interna que pode te ajudar, e muito, nos estudos e na vida?

Ela pode ser uma grande aliada na sua jornada rumo à aprovação!

Nós, do Missão Vestibular, em parceria com o Aulalivre, começamos hoje a publicar quinzenalmente textos com dicas de coaching aqui no blog, para você se sentir ainda mais preparado na hora das provas.

Vamos começar com um tema que irá trazer embasamento para diversos outros assuntos que iremos abordar. Portanto, recomendo já de início que você preste atenção às informações e coloque-as em PRÁTICA!

Você pode não saber, mas ao nascer você ganhou  um “cara” que te puxa pra baixo, que te desmotiva, que te faz ter vergonha de algumas coisas e diz “Olha lá, tão falando de você ali”. Esse “cara” ainda não tem nome, mas já te fez desistir de muita coisa durante a vida.

Sabe o que é pior? Ele mora dentro da sua cabeça.

Vamos explicar:

voz interna blog aulalivre

Todo mundo tem uma voz interna, algo que fala dentro da sua cabeça. Entenda: existe você falando com você mesmo, e existe algo que fala com você. Pode parecer estranho porque talvez nunca ninguém falou com você sobre isso, mas comece a reparar.

Você falando com você mesmo: “Preciso ir ao banheiro”; “Que sede”; “Que aula chata”.

Essa voz na sua cabeça: “Já correu 20 minutos, tá bom por hoje!”; “Já faz 2 horas que você está estudando”; “Só um chocolate não vai mudar nada!”.

Consegue ver pelos exemplos? Se não, sugiro que você comece aos poucos a prestar atenção nisso. É a partir da percepção e da clareza sobre algo que você poderá começar a mudar.

Agora que você já entendeu um pouco sobre esse conceito de voz interna, vamos entender como escapar dessa situação.

Primeiramente, você precisa ficar atento e sempre perceber quando isso está acontecendo. Ter clareza da situação.

Quando perceber, você deverá neutralizar essa voz. Crie alguma frase que a mande embora. Pode pegar emprestado alguma frase que você goste, porém veja se funciona para você, e adapte-a até funcionar. Você poderá criar uma frase para cada situação também, como nos exemplos abaixo:

“Se fosse fácil, todo mundo faria”

“Sucesso exige mais” – Geronimo Theml

“O que não provoca a minha morte faz com que eu fique mais forte” – Nietzsche

“Seja mais forte que a sua melhor desculpa”

É importante ressaltar que não se trata de motivação barata, e sim de neutralização da voz interna. A frase só serve se você repeti-la diversas vezes, em toda situação que a sua voz interna fala para você desistir ou te negativa.

Isso cria uma âncora em você. Não vou entrar em termos técnicos hoje, negócio aqui é prática, mas caso você queira entender o porquê científico disso, pesquise por “âncora PNL“.

Uma dica rápida é você se ligar que essa voz NÃO é você! De um nome à ela. Sério. Isso ajuda a entender que isso é externo, como se fosse algo que você quer distante.

Esta é apenas uma das coisas que você aprende durante o Programa Missão Vestibular, um programa de coaching online, individual e ao vivo feito para ajudar você a ir para o próximo nível desenvolvendo a mentalidade ideal para passar no vestibular!

E fique ligado por aqui que logo, logo estaremos de volta trazendo novas dicas para a sua preparação.

Até mais!

ASSINATURA MISSÃO VESTIBULAR

No content has been found here, sorry :)

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required