Você sabe ouvir?

Modern business group discussing paper in office

Você já parou para pensar se realmente sabe ouvir? Não?

Então tá na hora de você entender melhor como é esse processo.

Atualmente vivemos em um mundo onde a grande maioria das pessoas está muito mais preocupada em falar do que ouvir. Não sei se você já pensou sobre isso, mas quero propor essa reflexão de modo a mudar a maneira como você ouve, te trazer presente para os erros que comete e, com essa clareza, te dar a oportunidade de mudar.

Quantas vezes você já reparou que alguém sequer prestou atenção na história que você estava contando?

É fácil perceber esse fato quando muitas vezes o ouvinte muda o assunto sem ao menos demonstrar interesse pelo que você estava falando, ou simplesmente começa a olhar as notificações no celular. Talvez você até já tenha ficado chateado com essa situação.

Isto foi aumentando por diversos motivos na sociedade atual, porém dentro neste texto não iremos entrar na origem do problema e sim na solução imediata e nos problemas que isso pode causar dentro da sala de aula.

O que acontece dentro da sua cabeça:

voce-sabe-ouvir-blog-2

Você está na aula de biologia, escutando seu professor e de repente você ouve, por exemplo “…a herança genética…”, seu cérebro automaticamente para e você começa a buscar diversos conceitos e exemplos que possui armazenados. Você irá imaginar todo o conceito disso e alguns cérebros mais distraídos irão vagar até no conceito da palavra “herança”, fugindo até da biologia.

Outro exemplo muito simples é a palavra “cachorro”. Cada pessoa que está lendo este texto, ao ler “cachorro” pensou em uma raça diferente, provavelmente você pense no seu cachorro, ou no que você teve quando criança.

O problema disso acontecer é você perder a concentração por alguns segundos durante uma explicação, uma conversa ou até mesmo durante uma leitura. É o primeiro passo para a distração.

Como fazer isso parar?

Para escapar dessa armadilha você precisa ficar muito atento a isso. Não precisa de uma técnica especial, mas é necessário que você se policie o tempo todo e tente calar sua voz interna ao ouvir alguém, tentar cada vez mais ouvir seu professor falar e deixar a cabeça realmente quieta.

Para escapar desta armadilha você precisa ficar sempre muito atento a isso que acontece dentro da nossa cabeça, ou seja, ter clareza da situação e entender que isso é normal. Ao notar que isso está acontecendo você deve voltar seu foco na aula e não se preocupar.

voce-sabe-ouvir-blog-3

Sabe aquela voz interna que comentamos no último texto do Missão Vestibular aqui no blog ?

Então esse é o momento de você aquietar a sua voz interna, e deixar seu cérebro totalmente focado no seu professor. Parece estranho “desligar” essa voz no começo, mas com a prática vai ficando mais fácil.

No nosso primeiro texto aqui falamos muito sobre essa voz interna, caso você ainda não tenha lido, recomendo que leia para ter melhor aproveitamento dessa dica.

Essa é mais uma técnica de Coaching de fácil aplicação que com certeza irá te ajudar muito no seu cotidiano de estudos. Dentro do Programa Missão Vestibular você terá o acompanhamento de um coach que irá te ensinar a aplicar diversas técnicas para melhorar sua concentração e motivação nos estudos.

Não perca nosso próximo texto aqui no blog – Hábitos: como criá-los. Iremos ajudar você a desenvolver novos hábitos, como o da escuta atenta que você aprendeu hoje.

ASSINATURA MISSÃO VESTIBULAR

No content has been found here, sorry :)

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required