TOP 5: Sociologia

blog-sociologia
Já comentamos aqui no blog sobre a interdisciplinaridade da prova do Enem, certo? Pois hoje vamos continuar com dicas quentinhas sobre mais uma disciplina do caderno de Ciências Humanas: a linda da Sociologia <3

 

As questões de sociologia podem exigir de vocês tanto conhecimento das ideias centrais do autor quanto estabelecer um vínculo entre a disciplina e a atualidade, pedindo para que compreendam as relações da sociedade contemporânea. Mas, enfim, vamos direto ao ponto! Confere aí nosso TOP 5 pensadores da Sociologia.

 

top5

 

 

#Max Weber

Um dos grandes nomes da Sociologia, Weber tinha como objeto de sua análise a ação social cuja ideia central era compreender a estrutura da sociedade como uma trama de ações individuais e que têm por referência as ações dos outros indivíduos. Complementar a essa estrutura, o sociólogo também lista formas de dominação social correspondentes às ações. Confere esses termos que destacamos aí porque eles vão te ajudar (bastante) a entender o pensamento desse autor 😉

 

#Karl Marx

Quem nunca ouviu falar desse senhor barbudo, não é mesmo? #eleépolêmicoele

Marx atuou em inúmeras áreas das ciências humanas e não deixou por menos no que diz respeito à sociologia. Sua produção é muito importante para a área que trata das relações sociais e de classe. Sua teoria do materialismo histórico-dialético contribuiu para o desenvolvimento do socialismo científico. Revise os conceitos de mais valia e alienação, desenvolvidos pelo pensador.

 

#Émile Durkheim

Considerado um dos pais da sociologia moderna, Durkheim é herdeiro do positivismo (lembram de Auguste Comte?) e parte do princípio teórico chamado funcionalismo  (basicamente, o funcionalismo enxerga a realidade como constituída de peças conectadas, como se cada grupo social fizesse parte de uma engrenagem). O ponto de partida para a análise da sociedade, no pensamento de Durkheim, é o fato social.

 

(É muito pensamento e muita teoria, né? Mas não desiste que falta pouco!)

top5

#Theodor Adorno

Adorno é um dos expoentes da Escola de Frankfurt e, em seus escritos, formula críticas à indústria cultural. Nas aulas sobre cultura, estudem questões sobre a sociedade midiática, a indústria cultural e as relações com os meios de comunicação e a mercantilização da vida.

(agora tá acabando!)

 

#Jurgen Habermas

Um dos principais objetivos dos estudos da sociologia é compreender as dinâmicas das diversas sociedades. A partir dessa perspectiva, é importante pensarmos no sentido mais estrutural das relações sociais. O pensamento de Habermas nos ajuda a refletir sobre a distinção entre esfera pública e privada, o que nos ajuda a pensar, também, sobre a atuação dos indivíduos dentro dessas esferas.

 

Antes de acabar de vez esse texto (tô acabando, prometo!), gostaria de lembrar a vocês que os pensamentos desses autores influenciam até hoje no desenvolvimento de estudos e teorias de outras áreas do conhecimento. Portanto, ajudam (e muito) nos estudos de História e Filosofia por exemplo.

Foca aí e dá um conferis nesses autores 😉

 

Se você ainda não iniciou seus estudos, vem com o Aulalivre que ainda dá tempo! Acesse o site e confira os nossos preços promocionais! #PartiuAprovação

Até a próxima!

 

 

Blog-pro-Roberta-humanas

No content has been found here, sorry :)

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required