TOP 5 História do Brasil

card-top-5-historia-do-brasil

Chegou a vez do TOP 5 História do Brasil!

top5

 

O Enem é um exame que procura saber se vocês têm conhecimento sobre  o contexto em que vivem, sobre a sociedade da qual fazem parte e, claro, sobre os processos históricos. Por isso, História do Brasil acaba sendo um dos temas mais recorrentes na prova. Bora conferir os cinco temas que mais aparecem? Bora!

#Brasil República

O período do Brasil República é relativamente longo e composto por diferentes características e divisões: temos o período da República Velha (que, por sua vez, é subdivido em República da Espada e República Oligárquica), Era Vargas, República Liberal (você também pode encontrar esse período como República Populista), Ditadura Civil-Militar e Nova República. Pela proximidade temporal e por abarcar diferentes períodos, Brasil República sempre pinta na prova.

Tá, mas esse não é o TOP 5 ainda hehe

 

top5

(agora é sério)

#Era Vargas

Após a Revolução de 1930, que marca o fim da República Velha, tem início a Era Vargas. Marcando uma ruptura de aspectos políticos e econômicos com a República Velha, esse tema sempre aparece no Enem porque, afinal de contas, foram 15 anos de governo ao todo (de 1930 a 1945, lembrando que Vargas volta ao poder lááá na década de 1950). Por isso, não se esqueçam de revisar as principais características desses diferentes governos da Era Vargas.

 

#Ditadura Civil-Militar

Iniciada em 1964, no Brasil, a Ditadura Civil-Militar marca um período de arbitrariedades, supressão das liberdades democráticas, prisão e torturas que se estendeu até 1985. Vale lembrar que a ditadura brasileira está inserida em um contexto internacional de ditaduras na América Latina (Chile, Argentina, Uruguai, por exemplo, também passaram por ditaduras).

Sobre esse período é importante entender os fatores que permitiram à ditadura durar tanto tempo: a polícia política, os atos institucionais como o AI-5, por exemplo.

E não se esqueçam dos movimentos contra a ditadura que marcaram a luta da sociedade civil pelo fim da repressão e a favor dos direitos humanos.

 

#República Velha

Falei que período do Brasil República é o que mais aparece, né? Então a dica para o período da República Velha é se concentrar na República Oligárquica. Essa é a fase de domínio das oligarquias cafeeiras, que exerceram um papel fundamental na economia do período. Revisem os aspectos políticos e econômicos, o coronelismo e movimentos populares.

*pausa para o café*

top5

*volta o foco*

 

#Brasil Império

E, especialmente, as características do Primeiro e Segundo Reinado. Lembrem-se que tivemos a Constituição de 1824 e o Poder Moderador. Ah! E revisem os conflitos desse período também. 😉

#Brasil Colônia

Por último, mas não menos importante, temos o período colonial. Em relação a ele vocês podem focar em três aspectos principais:  montagem e funcionamento da administração colonial, os ciclos do açúcar e do ouro e as revoltas coloniais. Tranquilinho, né?! 😛

 

Então é isso, pessoal! Espero que aproveitem bastante essas dicas e arrasem no Enem! 😉

Bons estudos!

top5

Se você ainda não iniciou seus estudos, vem com o Aulalivre que ainda dá tempo! Acesse o site e confira os nossos preços promocionais! #PartiuAprovação

 

Blog-pro-Roberta-humanas

No content has been found here, sorry :)

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required