TOP 5: Física

blog-fisica

E aí, pessoal!

Chegou a hora de darmos uma conferida em alguns daqueles conteúdos que definitivamente precisamos conhecer pra mandar bem no ENEM. E a matéria de hoje é uma daquelas que não tem quem não goste: Física!!!

top5

Então confere aí os cinco conteúdos mais importantes de física que costumam aparecer na prova do Enem.

 

#1 Dinâmica

Se tem uma coisa que precisamos nos lembrar na vida sobre física é aquilo que aprendemos de dinâmica. Esses conceitos aparecem em todas as áreas da física 😉

NÃO SE ESQUEÇAM! Sempre que falarmos sobre colisão entre dois corpos, devemos levar em conta a conservação da quantidade de movimento.

top5

Em um sistema SEM ATRITO, energia potencial se transforma em energia cinética e vice-versa.

E sem esquecer das três leis de Newton:

1ª lei: Lei da inércia

top5

(Será que deu pra lembrar do que ela diz?)

2ª lei: F = ma;

Cheezburger GIFs - Find & Share on GIPHY

Ação e reação.

top5

 

#2 Cinemática

É a parte da física que se preocupa em descrever a trajetória dos sistemas ao longo do tempo.

Conhecendo posição de um corpo num determinado instante, equações tipo: top5 nos permitem conhecer a posição desse corpo em qualquer instante futuro e qualquer instante passado.

Pessoal! Aqui eu preciso de atenção: é indispensável saber como interpretar os gráficos da cinemática, beleza?

 

#3 Termologia

Pode ser cobrada de forma bem conceitual. Portanto, é muito importante lembrarmos, por exemplo, que calor não é uma coisa que um corpo pode guardar dentro de si e compartilhar com outros corpos a diferentes temperaturas.

Calor é o nome que damos à variação de energia interna de um sistema conforme a interação com a vizinhança.

Também devemos entender direitinho o significado de termos como calor específico, capacidade térmica, calor latente, calor sensível e coeficiente de dilatação.

É importante sabermos usar a expressão que mede o calor sensível:  eq_II (1)e a que mede o calor latenteeq_III (1) . Certinho?

 

#4 Eletricidade

Electric Cyclery GIFs - Find & Share on GIPHY

Precisamos nos lembrar, para o resto da vida, da lei de Ohm: eq_IV (1)  e de como calcular a potência elétrica de um circuito: eq_V (1)  ou   eq_VI (1) .

Também é muito importante sabermos como determinar a resistência total ou a diferença de potencial num circuito cujas resistências estejam ligadas em série ou em paralelo.

 

#5 Ótica

Sem dúvidas, precisamos saber como determinar como será a imagem de um objeto observada em espelhos ou através de lentes.

Fica fácil se lembrarmos do que acontece com aqueles ~~raiozinhos~~ que passam pelo centro de espelhos e lentes, aqueles que incidem paralelamente ao eixo principal e os que passam pelo foco.

 

Depois de passarmos por esta lista, cabe lembrar que em todos os conteúdos, “o ENEM gosta” de relacionar os conceitos físicos com aquilo que observamos no diariamente.

Por exemplo, em termodinâmica é interessante saber por que a água demora mais que a areia da praia para esfriar à noite, ou ter ideia de como funciona a geladeira.

Ondulatória e eletromagnetismo sempre aparecem juntos, quando falamos de ondas eletromagnéticas.

É clássica aquela questão em que temos de descobrir a configuração de um circuito que fará uma lâmpada brilhar mais ou menos.

E assim vai…

Então, pessoal, bons estudos e boa prova!!!

 

Blog-pro-rafael-exatas [Recuperado]

 

No content has been found here, sorry :)

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required