TOP 5: Linguagens

blog-linguagens

O caderno de linguagens tem as disciplinas mais legais é, provavelmente, o mais uniforme do Enem. Todas as disciplinas que o compõe são tão bem relacionadas que, às vezes, você não sabe se está lendo uma questão de português, literatura ou artes.

E você sabe por que isso acontece?

Não?!

Então, antes de te contar esse ~segredinho nada secreto~, vou te mostrar o que sempre aparece nas questões de linguagem. Pode ser?

 

#5 Literatura e arte

Esqueça as leituras obrigatórias! As questões de Literatura vão envolver, sim, trechos de obras carimbadas nos principais vestibulares do Brasil. Mas, porém, contudo, entretanto, todavia, você não vai precisar ter lido qualquer uma das obras para responder às questões: o texto de apoio tem tudo o que você precisa para responder!

 

“E se eu quiser ler as obras dos principais autores?”

Ponto pra você! Não existe a obrigação de ler uma obra pra responder uma questão, mas cá entre nós: ler as obras facilita muito!

 

“Então eu não preciso saber nada de Literatura?”

E é aí que você se engana e a arte entra na jogada: você vai precisar conhecer os movimentos literários e relacioná-los aos movimentos artísticos. Interdisciplinaridade, gente!

Literatura e arte

#4 Figuras de linguagem

Onde há fumaça há fogo e onde há figura de linguagem há palavras com sentidos não usuais. As figuras de linguagem aparecem nos textos literários, tirinhas, textos publicitários  e charges, fazendo com que você precise redobrar a atenção na leitura desses materiais.

lendo

#3 Variação linguística

Chegue à prova sabendo que não existe certo e errado, e sim modos de falar/escrever adequados para determinadas situações. A variação linguística nada mais é do que a diversidade da língua portuguesa no nosso país, apresentando-se nas gírias, diferenças de grupos sociais e situações.

Ou seja, nada de escrever gírias na redação (ela faz parte do caderno de linguagens, não se esqueçam disso!) e achar que está arrasando porque a Paolla disse que pode: a linguagem da redação é formal, ou seja, caprichem na gramática!

Variação linguística

#2 Funções da linguagem

Conhecer as 6 funções da linguagem, de antemão, já te ajuda a compreender melhor o sentido global do texto. E no caderno de linguagens, essas funções ajudam a perceber a intencionalidade do autor. Assim, quando você percebe a finalidade do texto, interpretá-lo vai ser mais fácil. 😉

Funções da linguagem

#1 Gênero textual

Cada gênero textual possui características específicas de estilo e estrutura que variam de acordo com a função social do texto. A redação do Enem, por exemplo, é um texto dissertativo-argumentativo que procura convencer sobre um ponto ou ideia e tem uma estrutura específica.

No caderno de linguagens, muitas vezes você vai precisar comparar textos de gêneros diferentes e estabelecer uma relação entre eles. Então, vá agora mesmo ler um jornal, uma revista, uma história em quadrinhos ou uma obra literária para estar acostumadíssimo com todos os textos do mundo.

lendo muito

 

É isso aí pessoal! Até a próxima!

“Como assim acabou?”, “E a resposta da pergunta do início?”, “E a interpretação textual, não é importante no Enem?”

 

E é aí que eu queria chegar: a interpretação é a chave de tudo.

Teoricamente ela seria a primeira nessa lista. Só que a interpretação é tão, mas tão, importante que sem ela o modelo atual da prova de linguagens não existiria! :O

surpresa

A interpretação de texto permite que as questões de linguagens sejam integradas, pois o que você mais precisa fazer é ter a capacidade de entender o que esses textos querem informar e depois disso aplicar os conhecimentos específicos. Não é demais? <3

 

Então, foco na interpretação e nos outros cinco conteúdos e essa prova será linda!

Beijão e até mais!

 

Fontes: Guia do estudanteUol EducaçãoGazeta do povo

 

assinatura paolla

No content has been found here, sorry :)

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required