Sistema de cotas na USP: o que muda?

cotas-usp-blog

Mesmo com um grande debate no âmbito nacional relacionado ao sistema de cotas, a USP nunca havia aderido à implantação ao sistema em seu vestibular.

Vem saber como essa nova modalidade atinge os vestibulandos da Universidade!

Na última terça-feira (04/07), em uma reunião do Conselho Universitário, foi decidido que a partir do próximo vestibular da Fuvest, a USP passa a aderir ao sistema de cotas raciais e de escola pública.

No vestibular de 2018, estão previstas 37% das vagas destinadas a alunos de escolas públicas, sendo que dentro dessa modalidade entram também as cotas raciais. Essa porcentagem deve aumentar ao longo dos anos e a previsão é de que até 2021, 50% dos alunos ingressem na Universidade a partir das cotas sociais.

cotas-usp-aulalivre-blog (2)

Como funcionou até o último vestibular:

Até 2017, a USP utilizava duas modalidades de entrada na Universidade: o vestibular tradicional (Fuvest) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que conta com a nota do Enem. A quantidade de vagas do Sisu e a quantidade de vagas para alunos de escola pública era definida por cada uma das unidades da universidade.

O que mudou agora:

A partir do próximo vestibular, tanto as vagas da Fuvest quanto as do Sisu, deverão ter um percentual obrigatório de cotas raciais e sociais, que será calculado a partir do total de vagas. Todas essas informações devem constar no edital do próximo vestibular da Fuvest, que ainda não foi lançado.

A decisão acaba com um tabu na USP, que já vinha sofrendo pressão dos seus alunos há anos. A maioria das universidades federais do país já aderem a esse sistema de cotas.

Agora que você já está por dentro do novo sistema de cotas do vestibular da USP, tá na hora de estudar, né? Acesse aulalivre.net e fique por dentro do melhor conteúdo online para Enem e vestibulares! #PartiuAprovação, pessoal! 😛

Crédito Imagem de Capa: Marco Santos/USP Imagens

assinatura gabi

No content has been found here, sorry :)

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required