Perdas e foco nos seus objetivos

foco-perdas-objetivos-enem

A maior dificuldade do estudante é manter o foco. É conseguir se manter dentro da sua programação de estudos, aulas e atividades. Ter lazer no horário adequado para conseguir acordar cedo, com energia para aguentar mais um dia de estudos.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, recebemos diversas notificações o tempo todo de amigos nos convidando para eventos, nos enviando mensagens no WhatsApp e diversas fotos no Instagram, que nos mostram o quanto os outros estão se divertindo. Para entender mais sobre como lidar com redes sociais no ano de vestibular, confira nosso outro texto aqui do blog “Como usar as redes sociais” – tudo isso acaba tirando o nosso foco, nos distraindo e dificultando muito o bom resultado na hora da prova.

A grande sacada é aprender a falar uma das palavras mais difíceis porém mais recompensadoras: a palavra NÃO.

foco-perdas-objetivos

Falar não para notificações, amigos, eventos e, principalmente, para nós mesmos. O “não” te traz foco, te possibilita retornar ao seu cronograma e se você consegue, com toda a sua consciência, recusar algo, é porque realmente você entendeu as suas prioridades.

Muitas vezes iremos perder ótimas oportunidades. É normal. Foco é escolher uma meta e desprender-se de tudo para atingi-la.

A cada escolha que fazemos, estamos automaticamente perdendo muitas outras coisas. Não tem como fazermos tudo ao mesmo tempo, pelo menos não bem feito. Você já deve ter escutado por aí a seguinte frase “a cada escolha, uma renúncia”. Essa frase ilustra bem o que estamos abordando, porém é muito difícil lidarmos com essas situações.

Vamos abaixo conversar um pouco sobre como passar por isso:

Existe um exercício dentro do programa Missão Vestibular desenvolvido justamente para auxiliar jovens vestibulandos a lidar com as perdas do cotidiano de quem escolheu realmente se dedicar ao vestibular. Nesse exercício, analisamos todas as coisas que o aluno deixará de lado para conseguir ter dedicação total aos estudos.

Você pode fazer esse exercício sozinho de uma maneira mais simplificada: basta anotar em uma folha ou no bloco de notas do seu celular uma lista com tudo o que você vai perder no seu período de vestibular (exemplos: deixar de sair com tanta frequência, ficar menos tempo no celular, deixar de fazer um intercâmbio ou uma viagem). Depois de finalizar esta lista, você pode fazer uma outra com tudo o que você irá ganhar ao atingir seus objetivos (entrar na faculdade dos sonhos, ter a profissão que você sempre quis).

O importante é você ser verdadeiro consigo mesmo e usar esse material sempre que você tiver que deixar de fazer algo que você queira muito. Ao ler essas anotações você irá se reconectar com os seus propósitos e ficará mais fácil falar NÃO para as coisas que tiram seu foco. Para saber mais sobre propósitos é só acessar um outro texto aqui do blog: “Como manter a energia no ano do vestibular”.

Você pode fazer este exercício gratuitamente acessando o site do Missão Vestibular e agendando um horário para uma entrevista. E para aumentar ainda mais o seu foco, é só estudar com o Aulalivre! Acesse nosso site e adquira hoje mesmo o plano semestral por apenas 5X R$ 18,58! #PartiuAprovação 😛

ASSINATURA MISSÃO VESTIBULAR

No content has been found here, sorry :)

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required