A participação das mulheres na Independência do Brasil

independência - mulheres

Hoje é feriado!

giphy (30)

E além da data ser usada para colocar as séries (e o sono) em dia, nela também  é comemorada a Independência do Brasil. Certamente você já deve estar careca de saber como as coisas ocorreram (se não lembra, dá um pulo lá na plataforma do Aulalivre que os profs e as profs explicam tudo direitinho 😉 )

A questão é que, oficialmente, a Independência do Brasil foi proclamada por D. Pedro. Mas você sabia que muitas mulheres desempenharam um papel super importante nesse processo? Sim!

Elas lutaram nas batalhas, cooperaram com soldados e deram aquela mãozinha para concretizar a independência.

A construção da ideia do herói nacional, sempre masculino, faz parte de uma cultura já enraizada em nossa sociedade que coloca a mulher sempre no âmbito privado. Mas hoje viemos mostrar que não foi bem assim, não!

Originals GIFs - Find & Share on GIPHY

E vamos apresentar para você alguns mulherões que foram muito importantes para a Independência do Brasil. Bora conhecer?

#1 Maria Leopoldina

Muito mais do que a “esposa de D, Pedro”, Maria Leopoldina da Áustria é uma das grandes personagens da história brasileira tendo desempenhado importante papel na emancipação política do país. Falava várias línguas, conhecia muito sobre arte e tomou decisões importantíssimas para o Brasil.

Em agosto de 1822, quando D. Pedro estava em viagem a São Paulo, Maria Leopoldina ficou no comando da regência do Brasil. No dia 2 de setembro do mesmo ano, decretou a libertação do Brasil cinco dias antes de D. Pedro proclamar a independência oficialmente. SIM! Isso mesmo que você está pensando: a independência do Brasil foi decretada por uma mulher!

 

#2 Maria Quitéria

Jovem baiana de origem humilde, Maria Quitéria lutou no exército brasileiro em 1822 quando a Bahia lutava contra os portugueses a favor da consolidação da independência. Para conseguir esse feito, disfarçou-se de homem e, assim, pode participar das batalhas. Na luta, distinguiu-se em muitas ações e foi, inclusive, condecorada com a ordem do Cruzeiro.

Pois é, minhas caras e meus caros… existem muitos mulherões por aí fazendo história!
independência - mulheres

 

Blog-pro-Roberta-humanas

 

No content has been found here, sorry :)

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required