Mapa conceitual: uma nova forma de estudar!

mapa conceitual

Um dos melhores instrumentos para aprimorar a maneira como estudamos ainda não tem seu devido reconhecimento: o mapa conceitual!

 

Mapa conceitual, de forma simples, é um diagrama que indica relações entre conceitos. É excelente na hora de fazer aquele resumo de conteúdos que envolvem muitos conceitos. Isso porque, além de ser mais compacto do que o tradicional resumo em texto, ele nos “força” a compreender melhor a relação existente entre as palavras-chave do conteúdo; caso contrário, não conseguimos construí-lo. Assim, é possível ao aluno, sem a necessidade da ajuda de um professor, identificar carências em seu conhecimento naquele determinado conteúdo!

Mapa conceitual na física
Exemplo de mapa conceitual na física.

Há vários estilos possíveis para a construção de um mapa conceitual. Entretanto, algumas dicas importantes são bem gerais. Por exemplo, é interessante que se utilize nos balões apenas os conceitos mais importantes do conteúdo. Caso se queira esmiuçar mais detalhes da disciplina, o ideal é que se utilizem balões de um estilo (ou cor) diferente ou até mesmo que se construa outro mapa conceitual mais específico. Outra dica bem importante: mapas conceituais são construções muito pessoais. Ou seja, o recomendável é criar seus próprios mapas conceituais. Utilizar mapas de outras pessoas – além de eliminar o processo de confecção do mapa, o que é superproveitoso para os estudos – pode gerar confusão!

Mapas conceituais podem ser feitos à mão. Entretanto, hoje também é possível fazê-los pelo computador através de programas gratuitos, tal como o CmapTools! Independente do método que você utilizará na criação dos seus mapas conceituais, para aprender direitinho como montá-los e chegar com tudo na prova do Enem e nos principais vestibulares do Brasil, confira a aula Passo-a-passo de como criar um mapa conceitual que eu e a professora Paolla fizemos com muito carinho pra vocês! Tenho certeza que vai ser de grande ajuda nos seus estudos! 😉

Um abraço e bons estudos! o/

assinatura-henrique

No content has been found here, sorry :)

Comments

  • a thought by Matheus Felipe

    Só agora, com 18 anos, que estou começando a usar Mapas Conceituais para fazer resumos e revisões da matéria. Me arrependo de não ter feito antes… KKKKK

    Responder

    • a thought by Anelise Santos

      Que legal, Matheus! Com certeza é um super artifício para uma melhor fixação do seu estudo, além de auxiliá-lo muito a lembrar posteriormente do que já foi visto, muitas vezes há um bom tempo. Conte conosco para continuar te ajudando a criar outros mapas e assim tornar o seu estudo ainda mais produtivo. Abraços!

      Responder

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required