Como lidar com a ansiedade pré-Enem

ansiedade pre-enem

A ansiedade faz parte da vida de todo mundo, em maior ou menor grau. Sempre que temos um desafio, uma preocupação ou até mesmo quando uma coisa boa está por acontecer, aquele friozinho na barriga indica que ela está por ali. Então, sentir ansiedade é normal.

 

Porém, diante de uma prova, como o ENEM ou vestibular, é preciso mantê-la no nível mais baixo possível para que ela não atrapalhe o desempenho. Em muitas situações, o nível de ansiedade é justamente o fator que diferencia dois alunos com o mesmo grau de conhecimento. Quem tem menos ansiedade, corre na frente.

 

Nesta hora então, vale lançar mão de relaxamento, respirações profundas e uma conversa consigo mesmo para ajudar a segurar a onda. Pense em tudo o que você já investiu do seu tempo nos estudos e confie no trabalho feito até o momento. Fazer planos para depois que passar na prova também ajuda a relaxar e funciona como um motivador. Imaginar-se como um vitorioso de antemão pode incrementar a autoconfiança.

controle a ansiedade

Procure dormir bem e pratique exercícios físicos (isto faz toda a diferença), tenha momentos de descontração para aliviar a tensão, e não se esqueça que a prova é apenas um pedaço de papel.

Não tenha medo dela! Respire fundo, leia com atenção cada questão, e se precisar, peça para ir ao banheiro para espairecer um pouquinho. Esta caminhadinha muitas vezes pode potencializar seu rendimento. Antes de entregar revise e depois é só relaxar.

Ah, e o principal! Prepare-se bem e esteja seguro do seu conhecimento.

Se você estudou aqui conosco no Aulalivre, isso vai ser barbada. Mas se não estudou, não se preocupe! Sempre dá tempo de estudar um pouquinho mais e chegar na hora da prova ainda mais confiante e com aquela sede de vitória.

Boa sorte e até a próxima!

 

assinatura fran

 

No content has been found here, sorry :)

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required