Auto sabotagem nos estudos? Isso existe?

auto-sabotagem-estudos-aulalivre

Auto sabotagem, para quem não é familiarizado, significa você mesmo se prejudicando na busca por seus objetivos. É o momento de procrastinação, são as desculpas que damos a nós mesmos e tudo o que nós criamos ou deixamos de criar que nos impede de atingir nossos objetivos.

Para quem tem o objetivo de passar no vestibular, a auto sabotagem pode acontecer a qualquer momento, seja escolher ficar no WhatsApp ao invés de prestar atenção na aula, seja escolher assistir Netflix no horário de estudar ou de ficar em dia com os livros da Fuvest.

Isso pode acontecer por diversos motivos, cada indivíduo tem seus problemas e entraves na hora de se programar e cumprir o cronograma de estudos. Entretanto, existem 2 causas mais comuns:

Crenças

Esqueça seu conceito de crenças durante esse texto, aqui não se trata de crenças religiosas. Me refiro a diversos conceitos que cada um de nós tem dentro de si que nos afastam ou nos aproximam das nossas metas e objetivos.

“Se eu tiver que estudar tudo o que me falam eu não vou ter mais nenhum amigo”

Este é um ótimo exemplo de crença LIMITANTE. Quem fica com isso na cabeça já tem uma predisposição a não cumprir o cronograma porque automaticamente já é assumido que ao seguir o cronograma você terá menos vida social, menos amigos. O que NÃO é uma verdade absoluta.

Quantos amigos seus já passaram e passam por isso e não sacrificam sua vida social? Com certeza diversos. Claro que existe um perda, tudo é uma troca. Porém você sabe que não perderá amigos.

Talvez esse exemplo não se encaixe na sua vida, mas pode ter certeza que todos nós temos diversas crenças que nos limitam. Você deve buscá-las dentro de si, entendê-las para só então perceber o quanto isso é negativo para você.

Só para ficar mais claro, vou citar alguns outros exemplos abaixo:

“Tudo o que eu estudo não cai no vestibular”

“Esse professor só quer me ferrar”

“É impossível fazer todos os exercícios da apostila”

auto-sabotagem-estudos-enem

Formação Reticular

Já pode esquecer esse nome, aqui só é importante que você entenda o conceito.

Formação reticular é como se fosse um filtro que temos em nosso cérebro, é a mira da nossa atenção. Já que é impossível prestar atenção em tudo o que acontece ao nosso redor, nós filtramos e damos relevância àquilo que nos interessa.

Isso é muito bom, sem isso nós não teríamos mais “espaço mental” para aprender novas coisas e mudar conceitos na nossa vida.

Porém, o que acontece é que ao ver um exemplo negativo sobre uma crença limitante, nosso cérebro a seleciona e essa crença torna-se uma verdade absoluta. Vou exemplificar com a crença citada acima:

“Se eu tiver que estudar tudo o que me falam eu não vou ter mais nenhum amigo”

Com certeza existe alguém que você irá encontrar durante a vida que realmente estuda muito e não tem muitos amigos e pouca vida social. Ao ver esse caso, seu cérebro automaticamente irá pensar que a crença é verdadeira, e muitas vezes essa pessoa só não tem vida social por ser tímida ou por qualquer outro motivo.

Você vê centenas de pessoas que estudam muito e mesmo assim tem vida social ativa, mas seu cérebro filtra e escolhe ignorar essa informação. Você se apega no único caso que comprove a sua crença.

Por isso é muito importante ter essa CLAREZA e entender que você irá se auto sabotar e que você possui, sim, diversas crenças limitantes, mas saber que isso é normal, que todos os seres humanos são assim, e principalmente, estar sempre atento para não deixar que isso chegue a te limitar de verdade.

auto-sabotagem-estudos-blog

Para entender mais sobre autosabotagem e crenças limitantes acesse missaovestibular.com.br e agende sua entrevista grátis! E para acessar o melhor conteúdo de Enem e vestibulares da internet, é só acessar aulalivre.net e saber mais sobre os nossos planos! 😀

ASSINATURA MISSÃO VESTIBULAR

No content has been found here, sorry :)

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required