O 13º SIGNO DO ZODÍACO

zodiaco

Eu me lembro bem da surpresa de alguns amigos meus quando leram sobre a existência de um 13º signo do zodíaco: o serpentário. Minha mãe, em especial, não aceitou! “Meu signo é Sagitário e pronto!”. De fato, a notícia de uma suposta atualização no horóscopo, que incluiria esse 13º signo entre os dias 29 de novembro e 17 de dezembro, gerou polêmica. Mas, você sabe de onde saiu essa história? Aliás, se temos 88 constelações no céu noturno, por que não temos mais signos? Por que não seis, dezoito, vinte?

13-signo

 

As constelações chamadas de zodiacais são aquelas cuja trajetória aparente do Sol no céu – chamada de eclíptica – as atravessa. Você nunca verá o Sol coincidindo a posição no céu com a constelação de Órion, por exemplo. Aí que começa essa discussão toda! Antigamente, tinha-se que o Sol passava por 12 constelações. Entretanto, constelações “não existem”! São simplesmente imagens inventadas por nós homens enquanto admirávamos o céu. De fato, a maioria delas não tem nada haver com o que representam. A constelação de Áries, por exemplo, cuja imagem formada é um carneiro, é composta praticamente por 4 estrelas de fato visíveis! Ora, peguem papel, caneta, e tentem desenhar um carneiro com 4 pontos! É impossível.  Se conseguirem manda pra gente no Aulalivre que a gente publica o desenho!

novas-costelações

Enfim, a questão é: onde começa ou termina uma constelação? Resposta: convenção! Constelações são regiões no céu definidas por nós homens. Pela convenção moderna, o Sol passa por 13 constelações! O signo “serpentário corresponde a constelação de Ofiúco. Assim, teríamos – desculpe, mãe – 13 signos do zodíaco.

 

Dito isso tudo, faz-se muito importante lembrar uma coisa: astrologia, ao contrário de astronomia, não é ciência! Todo e qualquer teste científico que se faça para averiguar a influência dos astros na personalidade e sorte da pessoa sempre indica que astrologia não funciona.Sinta-se livre para acreditar nisso ou não, mas é interessante ter em mente a posição da comunidade científica. Disso tudo, o que eu sinceramente mais lamento é que no Cavaleiros do Zodíaco nós deveríamos ter 13 cavaleiros de Ouro!

CAVALEIROS-DO-ZODIACO

Abraços e até a próxima!

 

 

assinatura-henrique

No content has been found here, sorry :)

Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Name and email are required